Convocatória FestFoto 2022


Terrarium

A experiência de viver em bolhas individualizadas como descrição da presença humana no planeta sempre foi pertinente e a incorporação massiva das tecnologias de comunicação só ampliou e deu maior visibilidade a esta experiência.

Esse modelo foi fundamental para a construção da ideia de um ser humano apartado da natureza e disparou o processo de desconexão que vemos e sentimos hoje. As redes tecnológicas desligaram as redes naturais que nos conectam.

A primeira pandemia do século XXI trouxe uma atualização à constatação da bolha e seus diversos significados e nos obrigou a rever que tipo de individualidade estamos cultivando a milhares de anos. A insegurança frente ao desconhecido reforçou o ancestral desejo de controle – ainda que ilusório – sobre a manutenção da vida. 

Em trincheiras domésticas de distintos matizes, alimentamos estratégias para construir condições de previsibilidade, capazes de manter nosso próprio ecossistema protegido e funcionando. Nessa distopia, a imposição do confinamento forçou a invenção de novas formas de sentir e povoar as distâncias, criando um Terrarium de reconexões possíveis . Que imagens resultam deste auto-cultivo?


Com o tema Terrarium, a Convocatória do FestFoto 2022 é aberta a todos os fotógrafos e fotógrafas de todas as partes do mundo e recebe inscrições em duas categorias: apresentação em Video exposição autoral com no máximo 3 minutos de duração e categoria Portfólio com no máximo 15 imagens. Um júri formado por curadores nacionais e internacionais vai selecionar 20 finalistas a partir das duas categorias e que serão exibidos na mostra Fotograma Livre do FestFoto 2022 que vai ocupar um andar e três galerias da Fundação Iberê Camargo. Dos 20 finalistas serão definidos um vencedor para a categoria de vídeo-exposição e um vencedor na categoria Portfólio. Os dois vencedores receberão como prêmio, um Passaporte Livre para participar da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio 2022. Os 10 primeiros colocados terão seus trabalhos resenhados no site do FestFoto ao longo de 2022.

Durante o processo de seleção também estaremos exibindo em nosso site, uma galeria com trabalhos inscritos que chamaram a atenção do nosso júri. A Convocatória FestFoto 2022 mantém a parceria com a plataforma LensCulture, um dos maiores destinos on-line do mundo para a descoberta e difusão de fotografia contemporânea com uma audiência global de mais de 2 milhões pessoas. Durante o processo de inscrição você será convidado a usar a plataforma LensCulture para fazer sua inscrição na Convocatória FestFoto 2022.


BOLSA CONVOCATÓRIA – FOTOGRAMA LIVRE

O FestFoto 2022 oferecerá até 5 (cinco) bolsas para inscrição gratuita para fotógrafas(os) de áreas de vulnerabilidade social. Para concorrer, envie currículo e um PDF do seu trabalho (máximo de 10 MB de tamanho do PDF) para o email portfolios@festfoto.art.br até o dia 30 de janeiro de 2022. Os nomes dos bolsistas serão anunciados em fevereiro de 2022.


Inscrições

Para iniciar o processo de inscrição na Convocatória é preciso estar registrado e entrar no site do FestFoto. Para se Registrar/Entrar use o menu à esquerda.
Se já está registrado e logado, o botão/link para a plataforma do LensCulture aparece abaixo à direita.
ATENÇÃO: O botão link para o Lensculture não aparece caso não esteja registrado e logado no site do FestFoto.
Antes de ir para a plataforma do LensCulture leia com atenção as Regras da Convocatória clicando no botão abaixo à esquerda.
Ao entrar no LensCulture você será solicitado(a) a abrir uma conta gratuita. Caso já tenha conta no LensCulture, você vai ser direcionado(a) para a página de inscrição. Escolha uma das duas categorias e siga as instruções. Na Categoria Portfólio você deve enviar no máximo 15 imagens. Na Categoria Multimídia, você deve informar o link do video hospedado no Youtube. A inscrição só se completa depois que a taxa de inscrição é efetivada.
A data limite é 10 de março de 2022. A taxa de inscrição é de US$ 20,00. O resultado será anunciado em abril e os trabalhos selecionados serão exibidos durante o FestFoto, de 5 a 21 de agosto de 2022.

Bem vindo à Convocatória do FestFoto 2022.

 





Sinara Sandri
Sinara Sandri
Co-Fundadora e
Coordenadora do
FestFoto

+info


Eustáquio Neves
Fotógrafo e vídeo-artista autodidata.  Diamantina/MG

+info


Ruy Prata
Criador do festival de fotografia Imago Lisboa, do qual é diretor artístico

Show

Steven Evans
Diretor Executivo
FotoFest Houston

+info

Jim Casper
Editor Chefe
LensCulture

+info

Daniel Sosa
Diretor
Centro de Fotografia
de Montevideo

+info

Masha Goldman
Diretora e co-fundora
do PhotoVisa, Krasnodar – Rússia

+info

Isabel Gouvea
Salvador/Bahia

+info

Marcia Melo
Curadora Independente (RJ)

+info