Palestras Master 2021



Encontros remotos sobre temas envolvidos na criação fotográfica contemporânea.
Uma oportunidade para conhecer detalhes dos trabalhos e do modo de produção. Palestras com vagas limitadas.
As inscrições podem ser feitas em bloco ou para cada uma das palestras. Para se inscrever acesse o link do Sympla em cada uma das palestras.




ALEXANDRE SEQUEIRA
Artista visual, é Doutor em Arte pela UFMG e professor na graduação da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará e do programa de pós-graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte – ICA/UFPa. 

Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social tendo participado encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior. Tem obras em coleções privadas e em acervo de espaços públicos como o Espaço Cultural Casa das 11 Janelas/PA, Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu da Fotografia/CE e Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC.

Inscrições pelo Sympla: 
https://www.sympla.com.br/palestras-master-festfoto__1282955


JOSÉ DINIZ
Nasceu em Niterói vive no Rio. Frequentou o curso de Pós-graduação em Fotografia na UCAM-Rio e cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tem a fotografia como eixo e atua também com vídeos, gravura e grande produção de livros de artista.
Indicado pelo British Journal of Photography como  “One to watch in 2013” e pelo FOTOFEST-Houston como “International Discovery” em 2011. Em 2012 contemplado no prêmio Marc Ferrez e como melhor Portfólio do FOTORIO 2016 entre outros prêmios e indicações.
Exposições no Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belém. Também nos Estados Unidos, Portugal, França, Rússia e Argentina  dentre outros.
Trabalhos em coleções privadas e nos BNF-França, MFH  Houston, AMA-Washington, Stanford  University,  MAM/Joaquim Paiva-Rio, MAR – Rio, dentre outras.

Inscrições pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/palestras-master-festfoto__1311576




CLAUDIO EDINGER
Claudio Edinger (n. 1952) começa a fotografar em 1975. É autor de 22 livros. Recebeu o Prêmio Leica, Prêmio Hasselblad, Prêmio Higashikawa (Japão), o Prêmio Life Magazine e muitos outros. Suas fotos estão nas coleções do LACMA (Los Angeles), Maison Europeénne de la Photographie (Paris), MASP, MIS, MAM e Itaú Cultural.

Incrições no Sympla
https://www.sympla.com.br/palestras-master-festfoto__1311582




PRIO FIGUEIROA
Pio Figueiroa é fotógrafo e diretor de filmes. Premiado recentemente na Academia Brasileira de Cinema, como um dos diretores da série Quebrando O Tabu, exibida no canal GNT.

No campo da arte, seus trabalhos integraram mostras importantes, como VER DO MEIO – Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, 2015); CARNAVAL, no Wexner Center (Ohio, EUA, 2014); MARCHA, no Masp (São Paulo, 2013); Agora, no Museu Berardo (Lisboa, 2012). Sua pesquisa se pauta por uma estratégia com um forte traço do repertório adquirido no fotojornalismo, e que se expressa no campo da arte.
É diretor de cena no time da piloto.tv, e atua em projetos audiovisuais de entretenimento e de comunicação com marcas, fazendo da sua experiência na arte e no jornalismo uma assinatura estética que preza pela qualidade da informação sem abrir de uma fotografia poética.
Diretor na Paranoid BR: 2009/2014
Diretor na Damasco Filmes: 2014/2018
Co-fundador da Cia de Foto: 2003/2013
Trabalhou em diversos veículos de imprensa como Folha SP, Valor Econômico, Revista Veja, Revista Istoé. E colaborou para Time, Newsweek, Colors, Trip, Playboy, National Geographic, entre outros.

Inscrições pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/palestras-master-festfoto__1311586



EUSTÁQUIO NEVES
Artista visual autodidata, formado em química em 1980. nasceu, trabalha e mora no Brasil.

Desde 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias na fotografia. Nos últimos quinze anos, vem pesquisando as mídias eletrônicas, incluindo sequência e movimento. Entre outras linhas de interesse, discute temas relacionados à identidade e à memória da cultura afrodescendente com o trabalho social e crítico, o que muitas vezes leva a diferentes níveis de leitura.
Seu trabalho tem sido amplamente divulgado em várias mostras no Brasil e no exterior, e tem recebido prêmios e consagração do público e da crítica.

Entre outros, recebeu os prêmios:

Vídeo Experimental “Dead Horse” Filme em Minas / Secretaria de Estado da Cultura / Brasil;
Prémio Videobrasil e WBK Vrije Academie Residence, Dan Haag / Holanda;
Prêmio C Magazine / Ivory Press Collection, Londres / Reino Unido;
Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia, São Paulo / Brasil;
PRÉMIO J. P. MORGAN PRÊMIO FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA, São Paulo / Brasil;
Residence Grant no Gasworks Studios e no Triangle Arts Trust com apoio do Autograph – ABP, Londres / UK;
Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura e Funarte /Rio de Janeiro, Brasil;
Bolsa ZUM de Fotografia, Série RETRATO FALADO, 2019, IMS/ SP;
Rumos/ Itau Cultural, Livro ABERTO PELA ADUANA, 2019/2020, SP.

Inscrições pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/palestras-master-festfoto__1311603