REALEJO, 2020
Para George Orwell “Quem domina o passado domina o futuro; quem domina o presente domina o passado”, em sentido parecido, para Ariella Azoulay “a fotografia é uma tecnologia de extração” (…) “Explicar a fotografia com base na narrativa de seus promotores é como registrar a violência imperial nos termos daqueles que a exerceram, declarando que eles haviam descoberto um ‘mundo novo’”. Nesse cenário de tempos relativos e diversos, permeado por questões de representação e representatividade, REALEJO convida à reflexão sobre o quanto de antes existe no agora. Assim, como reflexo das relações humanas, o trabalho acontece a partir da sobreposição de fotografias da vida cotidiana contemporânea em imagens de painéis azulejares coloniais portugueses. Ancorado em vestígios do tempo passado no presente, o trabalho não se encerra em si mesmo e busca oferecer perguntas ao invés de respostas. Nada é uma coisa só.
Mateus Morbeck (1980, Salvador, BA)
Artista visual e arquiteto. Em sua produção reflete sobre as causas e consequências das ações humanas. Sua busca processual e metodológica se estrutura a partir do uso das tecnologias, antigas e atuais, mapeando, catalogando e reestruturando vestígios do rastro deixado pelos seres humanos, a partir da crença de domínio sobre a natureza. Numa perspectiva sistêmica, seu trabalho transita desde elementos pontuais a eventos de impacto global. A complexidade visual gerada pela profusão de camadas, imagéticas e de significado, se relaciona diretamente com a complexidade de compreensão das questões envolvidas. Nada é uma coisa só.
É autor do livro “MARÉ DE AGOSTO “, selecionado na categoria Artes Visuais do Prêmio das Artes Jorge Portugal. Participou de diversas exposições coletivas, além de Festivais e Salões de Arte, nacionais e Internacionais, inclusive com diversos trabalhos premiados/selecionados, com destaque para o Salão de Artes Visuais de Vinhedo/SP 2020, Salão de Artes Visuais Vírginia Artigas 2020, Salão de Artes Visuais da Galeria IBEU/RJ 2021, Festival Internacional Confluências de Artes 2020, Rotterdam Photo Festival 2021 e 2022, Festival Internacional de Fotografia – FestFoto Porto Alegre 2021, Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta 2020 e 2022, II Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental – MOLA 2020, Bienal do Sertão de Artes Visuais 2021.
#Acessibilidade A Fundação Iberê conta com uma estrutura que permite o acesso de pessoas com diferentes condições e necessidades. A Instituição possui piso tátil, rampas, elevadores, banheiros adaptados, maquete da Instituição e audioguia da arquitetura para o público não vidente, que garantem o amplo acesso aos espaços.
O FestFoto – Edição 2022 é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, realização da Fundação Iberê e co-realização da Brasil Imagem Produção Cultural.