A montanha é de pedra. E você?
A MONTANHA É DE PEDRA. E VOCÊ? Algo doloroso está posto à mesa. Essa bebida mofada do tempo, é a única forma de nutrir minha aposta na vida. É a umidade em toda aridez. Um só mergulho, um só gole, um só golpe, de uma só vez. Os amores e as distâncias, os sonhos e o impossível, trovão e fragilidade se condensam dentro de um frasco. Remédio e veneno se consubstanciam, e me são oferecidos em uma época pandêmica sem direito à recusa. Me sinto à deriva. Um povoado-deserto me espreita, consumindo os primeiros goles. De imediato, experimento um aceno à melancolia: essa estranha que me rondava e agora me faz companhia. Me entrego ao seu colo, gelado como pedra. Aceito seu abraço como uma cama quente no inverno e recebo seu beijo oco em silêncio. Como as imagens vivem? Quantas imagens habitam esses encontros não vividos? Onde estão as imagens do que vivi? “A montanha é de pedra. E você?” é um convite para mergulhar em sentimentos e memórias que atravessam o corpo para além da razão, desorganizando o conhecimento sensível pelos conflitos traduzidos em imagens que agora são umidade. O último toque, meu último olhar, a pedra. É o fim!
Marisi Bilini (Frederico Westphalen, Brasil)
Psicóloga Clínica, Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, Psicanalista em formação e fotógrafa. Além de se dedicar à clínica, recentemente tem se dedicado à fotografia autoral como forma de expressão. Pesquisa a partir do referencial psicanalítico sobre imagem, autoria e fotografia.
#Acessibilidade A Fundação Iberê conta com uma estrutura que permite o acesso de pessoas com diferentes condições e necessidades. A Instituição possui piso tátil, rampas, elevadores, banheiros adaptados, maquete da Instituição e audioguia da arquitetura para o público não vidente, que garantem o amplo acesso aos espaços.
O FestFoto – Edição 2022 é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, realização da Fundação Iberê e co-realização da Brasil Imagem Produção Cultural.