Luiza Kons – Em nome da mãe e do pai

  • Categoria do post:FestFoto 2022
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Trabalho vencedor da categoria Portfólio da Convocatória Fotograma Livre


Dez anos após receber o diagnóstico de autismo, a artista apresenta uma obra que faz o inventário do seu próprio estranhamento. A série de autoretratos é construída na fronteira entre fotografia, literatura, representação e documentação. O esforço artístico é para dar conta da dificuldade em entender seus processos mentais, a formação de sua personalidade e a relação com os pais. Até os 18 anos de idade, ela não sabia como lidar com sua própria condição. Infelizmente, a demora no diagnóstico de ASD (desordem de aspecto autista) não é rara, principalmente entre mulheres, 25 por cento dos casos, segundo o CDC (Center for Disease Control and Prevention). Os critérios de avaliação tomam como base estereótipos do comportamento masculino e não enxergam as mulheres.

A obra reflete ainda o impacto do distanciamento social e da crise sanitária que provocou a morte de centenas de milhares de pessoas no Brasil.

Luiza Possamai Kons, (1993, Brasil)

Nasceu em Assis Chateubriand (oeste do Paraná), cidade marcada pela produção agrícola de escala e suas consequências ambientais e sociais.

“Sinto como se fosse um fragmento daquela terra”, explica a autora.

Desenvolveu as pequisas “Chèche Lavi: a vida de quatro famílias haitianas no sul do Brasil” e uma análise do livro “Juchitán de las Mujeres” da fotógrafa mexicana Graciela Iturbide. Considera a fotografia como uma ferramenta política que reflete as relações humanas e suas conexões. No seu processo criativo, discute gênero e pertencimento.

#Acessibilidade A Fundação Iberê conta com uma estrutura que permite o acesso de pessoas com diferentes condições e necessidades. A Instituição possui piso tátil, rampas, elevadores, banheiros adaptados, maquete da Instituição e audioguia da arquitetura para o público não vidente, que garantem o amplo acesso aos espaços.

O FestFoto – Edição 2022 é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, realização da Fundação Iberê e co-realização da Brasil Imagem Produção Cultural.