Para abrir a programação do Festival, a convidada Sarah Meister, curadora do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna de NY (MoMA), abordará a Fotografia Modernista Brasileira em conversa mediada por Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS). No próximo dia 8 de maio, o MoMA inaugura a exposição “Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946–1964”, a primeira mostra de fotografia modernista brasileira fora do Brasil. Com curadoria de Sarah Meister, a exposição terá como foco as realizações criativas do Foto-Cine Clube Bandeirante de São Paulo, grupo de fotógrafos amadores amplamente aclamado no Brasil, mas essencialmente desconhecido para o público europeu e norte-americano. O painel acontece no dia 23 de abril, às 19h, e será transmitido através do canal do YouTube e página do Facebook do Festival.
A exposição será instalada ao longo de dois fios complementares e entrelaçados dentro das galerias: monográfico e temático. Das três seções da exibição, cada uma é ancorada por uma apresentação monográfica focada em um membro individual: Geraldo De Barros, German Lorca e Gertrudes Altschul. Essas seções começam e terminam com agrupamentos temáticos que sugerem a amplitude da comunidade fotográfica atuante em São Paulo naquela época e oferecem um contexto adicional para as conquistas individuais. Cada tema é derivado dos Concursos Internos mensais realizados na FCCB, que levavam os membros a responder a um determinado tema, muitas vezes premiando o vencedor com reproduções de página inteira e recursos de capa. Duas pinturas atuais de Patricia Phelps de Cisneros e uma generosa seleção do Boletim mensal da FCCB, recentemente adquirido pela Biblioteca do MoMA, irão expandir o contexto para as fotografias em exibição.
Sarah Meister foi nomeada Curadora do Departamento de Fotografia Robert B. Menschel do Museu de Arte Moderna em 2009, tendo ingressado no Museu como assistente de curadoria em 1997. No MoMA, Meister organizou uma variedade de exposições, incluindo Dorothea Lange: Palavras & amp; Pictures (2020), Making Space: Women Artists and Postwar Abstraction (2017, com Starr Figura), Da Bauhaus a Buenos Aires: Grete Stern e Horacio Coppola (2015, com Roxana Marcoci), e Bill Brandt: Shadow and Light (2013) . Sua pesquisa atual examina o status do amadorismo e das narrativas em torno da fotografia do século XX na América Latina e seu contexto internacional, e um dos resultados é a exposição de trabalhos do Foto Cine Clube Bandeirante de São Paulo: Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira 1946-1964. Ela também está organizando uma exposição de fotografias da Coleção Thomas Walther do Museu que iniciará uma turnê europeia no Museo d’arte della Svizzera italiana (MASI Lugano) em abril de 2021, posteriormente viajando para o Jeu de Paume, Paris e CAMERA: Centro Italiano per la Fotografia, Torino.
SOBRE O PAINEL
23 de abril (sexta-feira)
18h30 – Abertura | Apresentação das vídeo-exposições Fotograma Livre 2021 e do canal FestFoto no YouTube.
19h – Fotografia Modernista Brasileira
Palestra de Sarah Meister (curadora no Departamento de Fotografia do MoMA de Nova York), Mediação de Sergio Burgi (Instituto Moreira Sales)
Toda a programação do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre poderá ser acompanhada através do nosso site (festfoto.art.br) e pelo perfil do festival no facebook (@festfotopoa), e instagram (@festfotopoa), ou ainda pelo canal do Youtube, que reunirá toda a programação exibida na edição de 2021.
14. FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre
FestFoto 2021 – FestFoto Digital