Ana Sabiá

  • Categoria do post:FestFoto 2022
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O gabinete de curiosidades da Srª.M.N.


Gabinete de curiosidades (ou quarto das maravilhas) podem ser considerados como precursores dos museus de história natural e artes, e formaram entre os séculos XVI e XVII, as diversas coleções de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animal, vegetal e mineral; além das realizações humanas. Importantes para muitas descobertas da ciência moderna ainda que, simultaneamente, considerassem opiniões e crendice popular. As coleções eram organizadas em quatro categorias nomeadas em latim: artificialia, naturalia, exotica, scientifica. O Gabinete de Curiosidades da Srª. M.N. busca apresentar a coleção de maravilhas da Senhora Maria-Ninguém, mulher que transmuta, em si mesma, em cada célula e sonho, uma vastidão de coleções: de etnias, de línguas, de dúvidas, de amores, de escolhas, de opressões, de lutas. A senhora M.N., exploradora de sua própria alma, embrenha-se em companhia geralmente de um livro ou música, na sua recôndita caverna na qual habitam seres mágicos e sensíveis. A pesquisa de campo é delicada porém sofisticada pelos meandros do afeto e da escuta. Os seres, quando encontrados, em tempos variados e variáveis de acordo com grau de maturação ou fascínio, não temem a interação, ao contrário, saem de suas obscuridades em luminescências fulgurantes. A Srª M.N., no frenesi de dar a ver suas descobertas, convoca então os seus grupos, continuidade dos quatro elementos, metamorfoses de tudo que nasce e habita corpos e fantasias imemoriais

Ana Sabiá (Florianópolis, Brasil)

Artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Doutorado em Artes Visuais pela
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha Processos Artísticos
Contemporâneo. Atualmente desenvolve pesquisas abrangendo corpo, surrealismo e auto-representação como estratégia política e de problematização feminina através da fotografia autoral.

#Acessibilidade A Fundação Iberê conta com uma estrutura que permite o acesso de pessoas com diferentes condições e necessidades. A Instituição possui piso tátil, rampas, elevadores, banheiros adaptados, maquete da Instituição e audioguia da arquitetura para o público não vidente, que garantem o amplo acesso aos espaços.

O FestFoto – Edição 2022 é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, realização da Fundação Iberê e co-realização da Brasil Imagem Produção Cultural.