Da Diáspora: Identidade Hibridismo Diferença

{
FestFoto 2019 – 27 de abril a 26 de maio
Da Diáspora:  Identidade Hibridismo  Diferença
O termo diáspora define o movimento migratório dos povos – normalmente forçado e, por vezes, traumático. Da narrativa bíblica do êxodo dos hebreus guiados por Moisés até a onda migratória atual, onde povos do dito “sul global” colocam a mobilidade como uma demanda global, aí está a diáspora.
O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) estima que a cada três segundos, uma pessoa é obrigada a abandonar a própria casa em algum lugar no mundo. O número dá dimensão ao tema e expõe as áreas de contato provocadas por estas novas partilhas de experiências.
Os desterros contemporâneos cruzam o cotidiano e reabrem passados para tecer novas possibilidades de narrativa diante de antigas identidades. Com o título Da Diáspora: Identidade, Hibridismo, Diferença, a 12a edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre propõe uma programação centrada na reflexão sobre os atuais fluxos migratórios e as heranças do colonialismo, além de apresentar obras relacionadas a deslocamentos sociais e culturais, empreendidos de forma coletiva ou individual.    
Entendida como uma linguagem plural que, por seus diversos usos artísticos e sociais, é atravessada por distintas áreas da criação e do conhecimento, a fotografia apresenta-se aqui como um potente instrumento para o exercício do pensamento crítico e do diálogo.
Bem-vindos ao FestFoto 2019
Menú de cierre