Quem somos

Carlos Carvalho

Co-fundador e Diretor Executivo do FestFoto

Sinara Sandri

Co-fundadora e Diretora Institucional do FestFoto

Apresentação

Nascemos multimídia na época em que nem nós imaginávamos do que realmente se tratava, ou melhor, onde isso ia dar. Mas sabíamos que as nova tecnologias tinham chegado para ficar e exposição de fotografia já não significava mais fotos na parede. Que expor e difundir já se confundiam na web que ainda estava para chegar. Isso foi em 2007 e de lá pra cá vimos o PowerPoint dar lugar para o vídeo e o fotógrafo incorporar um programa de edição em seu notebook. As fotografias podiam ir a qualquer lugar, do centro para a periferia e vice-versa, bastava um projetor e a vontade de provocar o encontro. Era possível exibir 50, 60, 100 trabalhos de diferentes fotógrafos nacionais e internacionais e elevar cada vez mais o conteúdo do festival. Mas nós sempre queremos mais e decidimos falar sobre fotografia, memória e patrimônio, sobre livros de fotografia e o mercado editorial no Brasil e no mundo e até montamos uma biblioteca a cada edição, aberta ao público e doada sempre a uma instituição que trabalhe com educação visual. E percebemos que organizar leituras de portfólio era mais do que nunca ampliar a visibilidade dos fotógrafos brasileiros e sul-americanos. Sim, expandimos nossas fronteiras,abraçamos o Mercosul e fomos ao velho continente e em terras norte-americanas.  Tudo conectado em rede para conectar todos, fotógrafos, curadores, pesquisadores, diretores de festivais, publishers, editoras e galerias.

Mas também contemplamos exposições físicas e Porto Alegre pode ver as obras de Thomas Farkas, Luis Carlos Felizardo, Marc Riboud, Nair Benedicto, Ricardo Chaves e Sebastião Salgado.

O FestFoto se insere na lista de eventos internacionais que a fotografia brasileira contemporânea organizou nos últimos dez anos. Somos um evento e somos prestadores de serviço. Somos multimídia e somos arte. Somos todos fotografia.

Conteúdo

FOTOGRAFIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

A cada edição o Conselho Curador do festival convida vinte nomes da fotografia brasileira contemporânea que estejam produzindo trabalhos que se relacionam diretamente com o tema da edição e em diferentes linguagens. Os trabalhos são exibidos em projeções multimídia no formato de vídeo com no máximo cinco minutos em uma sala de projeção especialmente criada para a Fotografia Brasileira Contemporânea, com projeções continuas e em todos os dias do festival.

DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

Projeções de fotógrafos convidados a partir de definição do Conselho Curador e com nomes selecionados a partir das leituras de portfólio realizadas pela coordenação do festival em festivais da América Latina, Europa e Estados Unidos e cinco trabalhos são exibidos em uma sala de projeções especial para os Diálogos Internacionais.

FOTOGRAMA LIVRE

É a janela de oportunidade para expor nas projeções do festival. Cinco nomes são selecionados através de convocatória e por um júri especializado convidado pelo festival especialmente para definir os vinte nomes finais. Entre os vinte selecionados, três nomes são eleitos os melhores e além de entrarem na edição ficam automaticamente incluídos na edição seguinte do festival.

ENCONTROS COM O AUTOR

Desde a sua primeira edição em 2007. O FestFoto já trouxe a Porto Alegre os principais nomes da fotografia brasileira contemporânea e importantes nomes internacionais para mostrarem suas obras através de palestras audiovisuais, com a projeção de fotos e a possibilidade de diálogo direto com o público. Em um formato intimista que quebra a distância entre o fotógrafo e o público, o Encontros com o autor é um dos principais eventos do festival e os convidados também dialogam sobre o tema da edição do festival.

LEITURAS DE PORTFÓLIO

A partir da quarta edição do festival em 2010, o FestFoto investiu na organização de leituras de portfólio com o objetivo principal de dar ao fotografo brasileiro e por extensão ao fotógrafo sul americano a oportunidade de se relacionar e ganhar visibilidade internacional no contato direto com curadores, galeristas, diretores de festivais e de museus, críticos, pesquisadores e colecionadores de fotografia. Através das leituras de portfólio do FestFoto cerca de 20 fotógrafos brasileiros encontraram uma vitrine internacional e tiveram seus trabalhos expostos, incorporados a acervos de museus norte-americanos e europeus, o que resultou em um impulso real em suas carreiras.

FORUM INTERNACIONAL DE LIVROS DE FOTOGRAFIA

Com os novos caminhos e experiências da fotografia na arte contemporânea, os livros de fotografia passaram a ter um significado maior nas carreiras dos fotógrafos, não mais representando uma compilação ou uma retrospectiva de obra e sim uma experiência visual, com novas proposta de narrativas. A cada edição do festival, um aspecto da produção e publicação de livros de fotografia são abordados e fotógrafos e autores são convidados a apresentar suas publicações e interagir com o público.

Ação Educativa

A Ação Educativa do FestFoto trabalhou em todas as edições através dos temas propostos e criando conteúdos para contribuir com uma educação visual como base para um possível entendimento das questões sociais e culturais contemporâneas. Seja indo nas periferias ou trazendo estas para o centro onde o festival acontece. as oficinas, workshops, vivências e visitas guiadas do FestFoto buscam capacitar o cidadão comum a entender os questionamentos que a arte contemporânea faz e a contribuição da fotografia nos debates.

Parcerias importantes com centros culturais da cidade de Porto Alegre e com as secretarias estaduais e municipais de educação possibilitaram ampliar o alcance da Ação educativa e se tornar inclusive parte integrante de ações em salas de aula. Um dos pontos altos da Ação Educativa do FestFoto aconteceu em 2014 e foram as visitas guiadas oferecidas durante a exposição Gênesis, de Sebastião Salgado, na Usina do Gasômetro, que atendeu a mais de três mil alunos das redes estaduais e municipais de Porto Alegre e também a escolas do interior do estado que fretaram ônibus para que pudessem vir a capital e realizar a visita guiada.

PARCEIROS CULTURAIS INTERNACIONAIS

FotoFest l Houston – Estados Unidos
Encuentros Abiertos de Buenos Aires – Argentina
Centro de Fotograña de Montevideo – Uruguai
LensCulture – Paris/França
Festival of Light – Organização que reúne os principais festivais de fotografia do mundo.

Fechar Menu