Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio 2019
29 e 30 de abril – Fundação Iberê Camargo

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A Plataforma Internacional de Leituras de Portfólios do FestFoto 2019 foi desenhada e organizada para proporcionar aos(as) fotógrafos(as) inscritos(as) a possibilidade de intercâmbio e maior visibilidade para seus trabalhos. Neste sentido, curadores e experts em fotografia e arte contemporânea de cinco países vão fazer parte das leituras e serão concedidos os seguintes prêmios:
Uma bolsa-prêmio para as leituras de portfólio no FotoFest/Houston nos Estados Unidos O prêmio cobre os custos das leituras de portfólio e estadia em Houston.
A passagem aérea é de responsabilidade do(a) fotógrafo(a) selecionado(a).
Uma Bolsa-Prêmio para a Residência ENA, em Diamantina (MG) com o fotógrafo Eustáquio Neves  – A partir das Leituras de Portfólio do FestFoto 2019, o Prêmio de Residência será concedido a um(a) fotógrafo(a) selecionado(a) e a Residência terá a duração de uma semana. A Bolsa-Prêmio cobre os custos de inscrição para uma semana de residência com hospedagem e alimentação incluídos. A passagem corre por conta do(a) selecionado(a).
Inscrições e regulamento
As Leituras de Portfólio do FestFoto 2019 acontecem nos dias 29 e 30 de abril de 2019 com sessões das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00. Cada leitura tem a duração de vinte minutos e esse tempo será observado com rigor para não prejudicar o fluxo de leituras.
Muitos(as) leitores(as) farão as análises em inglês e/ou espanhol. O FestFoto não vai fornecer tradutor para as leituras. As inscrições serão realizadas em duas etapas. A primeira, de 1 de outubro a 10 de dezembro de 2018. A segunda etapa de 20 de janeiro a 20 de março de 2019.
Os/As fotógrafos(as) interessados(as) devem adquirir com antecedência o Passaporte para as leituras. Cada Passaporte, no valor de R$ 550,00 garante um mínimo de 12 leituras e um máximo de 14 e serão definidas por ordem de inscrição.
As Pré-inscrições serão feitas através do site do FestFoto 2018 e poderão ser pagas em até 3 x pelo cartão de crédito ou à vista com depósito bancário. Somente após a confirmação do pagamento é que a inscrição se efetiva com os leitores escolhidos pelo(a) interessado(a).
Os/As interessados(as) que decidirem pagar por depósito bancário devem observar que a inscrição só se efetiva após a confirmação do depósito. Em hipótese alguma o Passaporte poderá ser repassado a terceiros e caso a coordenação constate esta ação, as leituras do(a) inscrito(a) serão canceladas sem devolução dos recursos. 
INSCRIÇÃO E MÉTODO DE PAGAMENTO – Para fazer sua inscrição, escolha na lista abaixo os nomes com quem deseja fazer as Leituras de Portfólio, preencha o formulário com seus dados, selecione uma forma de pagamento e clique no botão Enviar. Se for realizar o pagamento via depósito bancário aguarde o e-mail de confirmação da Pré-inscrição com os dados bancários para o depósito. Se for pagar com cartão de crédito clique em Pagar agora no sistema Paypal. O pagamento no cartão pode ser parcelado em até 3 vezes. 
NOMES DE NOVOS LEITORES PODERÃO SER INSERIDOS NA LISTA FINAL.

Leitores de Portfólio

Carlos Carvalho
Co-Fundador e Coordenador FestFoto

Carlos Carvalho

Co-Fundador e Coordenador geral do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre de 2007 a 2018. Produtor da mostra Pirelli/Masp 2005 no Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Vice-presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB;
Sócio-diretor da Brasil Imagem – Produção Cultural em Fotografia Membro da CNIC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura/MinC – Biênio 2013/2014 e 2015/2016.
Editor da revista eletrônica OF magazine, editada em inglês para o público internacional sobre a fotografia brasileira contemporânea;
Editor e produtor dos seguintes livros de fotografia:
“A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo”- Obra do fotógrafo gaúcho - Porto Alegre/2011 – Editora Brasil Imagem
“VI VER” , uma antologia da obra da fotógrafa paulista Nair Benedicto – Porto Alegre/2012 – Editora Brasil Imagem
Organizador das seguintes publicações:
Cadernos de Informes – “Fotografia, Memória e Patrimônio” e “O Tempo e a Fotografia”, publicações organizadas a partir do conteúdo dos seminários realizados no 5o. FestFoto em 2011.
Leitor convidado de portfólios dos seguintes festivais internacionais:
FotoFest/Houston – Estados Unidos
Encuentros Abiertos de Buenos Aires - Argentina
FotoFest/LensCulture/ParisPhoto – França
Fotograma/Montevideo – Uruguai
PhotoLucida – Critical Mass – Leitor online para escolha dos 50 Top do MassCritical 2014 /Oregon - Estados Unidos
Khaunas Photo Festival Online Portfolio Review 2013/Baltic States - Lituânia

Curadorias e colaborações:
ACP – Atlanta Celebrates Photography 2014 – Curadoria da mostra “Fotografia Brasileira Contemporânea”, dentro da programação Herança latino Americana, do festival. Abertura dia 2 de outubro de 2014.
Colaborador interno como colunista do LensCulture – Plataforma web de Fotografia Contemporânea, com base em Paris.

Sinara Sandri
Co-Fundadora e Coordenadora FestFoto

Sinara Sandri

Jornalista, especialista em História (UFF), mestre em História (UFRGS), doutoranda em Comunicação e Informação (UFRGS). Co-Fundadora e coordenadora do FestFoto, coordenou a equipe da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto de 2015 a 2017.

Coordenou a equipe que elaborou o projeto do Centro Cultural Palacinho - Fototeca do Rio Grande do Sul.
Tem pesquisa pesquisa relacionada a fotografia e reforma urbana, com estudo de caso sobre a obra do fotógrafo italiano Virgílio Calegari.
É colaboradora da OF Magazine, revista online do FestFoto.

Interessada em temas como paisagens urbanas, meio-ambiente e fotojornalismo.

Wendy Watriss
Co-Fundadora e diretora do FotoFest/Houston

Wendy Watriss

Wendy Watriss é fotógrafa, curadora, jornalista e escritora. Criou junto Fred Baldwin, o FotoFest, um dos principais festivais de fotografia do mundo que reúne eventos artísticos e educacionais desde1986, em Houston, no Texas. Wendy começou sua carreira profissional como repórter e escritora em jornais e revistas norte-americanos e mais tarde tornou-se produtora de documentários para a televisão pública nacional em Nova York. Entre 1970 e 1992, trabalhou como fotógrafa. Cobriu grandes acontecimentos europeus como a Primavera de Praga, as convulsões políticas na Nicarágua e em El Salvador, os efeitos da seca na África e fez um ensaio sobre os veteranos da Guerra do Vietnã, afetados pelo uso do agente laranja, trabalho que foi incorporada a coleção do World Press Photo de 1982. É editora e produtora de publicações especializadas e participou de inúmeros prêmios internacionais.

Fred Baldwin
Co-Fundador e Diretor do FotoFest/Houston

Fred Baldwin

Co-fundador e CEO do FotoFest / Houston. Fred Baldwin é co-fundador da FotoFest, um dos principais festivais de fotografia do mundo que reúne eventos artísticos e educacionais criado em 1986. Fotojornalista freelance internacional, fotógrafo documental e conferencista, Fred Baldwin está interessado em examinar todos os tipos de fotografia, de documentário para conceitual. Não está interessado em trabalhos comerciais, retratos e fotografia de casamento. Fred Baldwin enfatiza que pode oferecer aos fotógrafos os benefícios da experiência de seus 26 anos de busca por trabalhos para serem exibidos em Houston com visibilidade internacional durante o FotoFest.
 

Marcia Melo
Curadora independente

Marcia Melo

Bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia. Em 2006, inaugura a Galeria Tempo com Carolina Dias Leite e Georgiana Basto, em atividade até 2014. Em 2015 foi diretora-curadora da Marsiaj Tempo Galeria (RJ). Nesse periodo, além de organizar inúmeras exposições, participou como expositora das feiras SP/ARTE e ART/RIO. Entre suas atividades mais recententes, destaca-se a co-curadora das exposições “Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960)”, “Rossini Perez, entre o morro da Saúde e a África” e “Ângulos da Notícia, 90 anos de fotojornalismo em O Globo” no Museu de Arte do Rio todas em 2015. No Centro Cultural da Justiça Federal, curou a mostra “Tempos de Chumbo, Tempo de Bossa - os anos 60 pelas lentes de Evandro Teixeira” (2014) e na Galeria do Espaço SESC, “Deveria ser cego o homem invisível?”, fotografias de Renan Cepeda (2015).

Como pesquisadora, participou das exposições e livros: “Alair Gomes - A new Sentimental Journey”, Cosac Naify, 2009, e “Caixa Preta – fotografias de Celso Brandão”, Estúdio Madalena, 2016, ambas com curadoria de Miguel Rio Branco e exibidas na Maison Europeenne de la Photographie em Paris. Em 2015, participou do livro “Milan Alram”, edições de Janeiro e Bazar do Tempo, de Joaquim Marçal.

Autora dos livros “Só Existe um Rio”, Andrea Jakobsson Estúdio (2008) e “Refúgio do Olhar, a fotografia de Kurt Klagsbrunn no Brasil dos anos 1940”, Casa da Palavra (2013) ambos em parceria com Mauricio Lissovsky.

Participou da implantação do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde foi curadora entre 1988 e 1997. Prestou serviços para instituições públicas e privadas como o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE e o Arquivo Nacional. Desenvolve projetos de pesquisa e curadoria. Em seu escritório TEMPO, dedicado exclusivamente à fotografia, representa o trabalho de fotógrafos modernos e contemporâneos.

Iatã Cannabrava
Curador e diretor do Estúdio Madalena

Iatã Cannabrava

Iniciou a carreira de produtor cultural em 1989, presidindo a União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo. Em 2002 dá início ao Estúdio Madalena, empresa voltada à produção cultural em Fotografia. Foi criador de projetos como Foto São Paulo (2001) e Povos de São Paulo – Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica (2004). Coordena o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, promovido pelo Itaú Cultural, e esteve à frente do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco de 2006 a 20016. Vem pesquisando a fotografia moderna brasileira desde 2006, sendo curador da mostra Moderna Para Sempre. Como fotógrafo, tem uma obra voltada à transformação das cidades através de sua arquitetura e seus habitantes. Participou de mais de 40 exposições e tem dois livros publicados. Além disso, é fundador do Madalena Centro de Estudos da Imagem, fruto de um projeto de longa data que visa fomentar a educação visual. Recentemente, ao lado de Claudi Carreras e Claudia Jaguaribe, criou a Editora Madalena, dedicada exclusivamente à publicação de fotolivros. Criador e co-coordenador do Valongo - Encontro Internacional da Imagem, em Santos/SP.

Eugenio Sávio
Diretor do Foto em Pautae do Festival de Fotografia de Tirandentes

Eugenio Sávio

Professor de fotografia na PUC Minas. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha como fotógrafo na área editorial há 25 anos. Como produtor cultural, atuou em 12 estados brasileiros com o projeto Foto em Pauta, lançado em 2004. É produtor e curador geral do Festival de Fotografia de Tiradentes, realizado desde 2011. Eugênio Sávio é da diretoria executiva da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Criada em 2010, a Rede reúne mais de 150 iniciativas culturais ligadas à fotografia em 20 estados brasileiros. É também membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, criado em 2016 e que é um movimento voluntário, colaborativo e apartidário, composto por gestores, associações, instituições e empresas do setor cultural, reunidos com o objetivo de refletir, articular e propor ações e políticas públicas no campo das artes e da cultura no Brasil.​

 

Silas de Paula
Curador e pesquisador independente no campo da fotografia e áudio-visual.

Silas de Paula

Fotógrafo capixaba, nasceu em 1950 e reside no Ceará desde 1973. Doutor pela Universidade de Loughbourough, Inglaterra, foi professor do Curso de Comunicação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC, atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Autor do projeto “Imagens Não Reveladas” para jovens artistas visuais do Ceará. Participou da organização e da curadoria de todas as mostras do DiVerCidade e dos Encontros de Agosto,em Fortaleza; fez parte da comissão julgadora do Prêmio Conrado Wessel, em São Paulo; da seleção de projetos para Editais de Cinema e audiovisual Secretaria de Cultura da Bahia, do Ceará, entre outras. Tem dois livros, fez várias exposições, ganhou alguns prêmios, entre eles o Prêmio Marc Ferrez e o Prêmio Leica/Consigo. Tem diversos textos publicados em revistas científicas e jornais.

 

Elena Navarro
Diretora do
Centro de la Imagen/México

Elena Navarro

Elena Navarro tem mais de vinte anos de experiência no setor cultural trabalhando na Feira ARCO de Arte Contemporânea  e a Residência de Estudantes, em Madrid e de ter fundado a revista Arte y Parte. Em 2001 criou Canopia, uma empresa da qual foi diretora até maio de 2018, quando foi nomeada Diretor do Centro a imagem. Entre 2013 e 2018, foi diretora artística do Festival Internacional de Fotografia Fotoméxico. Durante sua carreira profissional, um dos principais objetivos de Elena foi estabelecer pontes dentro do ecossistema cultural, promovendo a internacionalização de projetos culturais através da co-produção entre diferentes instituições em diferentes países.

 

Steven Evans
Diretor Executivo do FotoFest/Houston

Steven Evans

Steven Evans estudou fotografia no Atlanta College of Art (B.F.A. 1987) e da Nova Scotia College of Art and Design (M.F.A. 1989). A partir de 1990, trabalhou na Dia Art Foundation, em Nova York, onde ele ajudou artistas como Douglas Gordon e Vera Lutter criar exposições de grande escala. Em 2000, ele começou a trabalhar no Dia: Beacon museu no interior de Nova York, e ele era o diretor-gerente do museu até 2010. A partir de 2010, Evans trabalhou como diretor da Fundação Linda Pace, em San Antonio. Em 2014, foi nomeado Fotofest diretor-executivo e é responsável por suas exposições, programas e organização. Em 2015 ele organizou a Fotofest inter-bienal exhibitions I Am A Camera Eye e O Colecionador: The Collection Maloney, em Houston. Com Wendy Watriss, foi co-curador da exposição FotoFest inter-Bienal Internacional Descobrimentos V, e com Wendy Watriss e Fred Baldwin, fez a curadoria e organizou exposição principal da Bienal do Fotofest 2016 CHANGING CIRCUMSTANCES: Looking at the Future of the Planet. Recentemente, ele tem representado FotoFest em eventos de fotografia e festivais na Argentina, Brasil, China, França, Coréia e Rússia.

 

Daniel Sosa – Uruguai
Diretor do CDF
Centro de Fotografia de
Montevideo

Daniel Sosa

Uruguaio nascido em 1971, o fotógrafo Daniel Sosa foi um dos criadores do Centro de Fotografia, em Montevidéu, onde ele atua como diretor desde 2002. Instituição dedicada à difusão da fotografia na América Latina, o centro mantém uma coleção de mais de 100.000 fotografias históricas do período entre 1840 e 1990, e mais de 30.000 imagens contemporâneas a partir de 1990 até os dias atuais.
 
Um dos editores da revista Sueños de la Razão, coordena permanentemente seis salas de exposições onde trabalha com fotógrafos contemporâneos do Uruguai e outros países estão expostos. Também produz um programa semanal de televisão, f/22, dedicado à reflexão e à promoção da fotografia.
 
A CdF organiza o Festival Internacional de Fotografia "MUFF" em um período de três anos, do qual Daniel Sosa é o diretor.
 

Joaquim Paiva
Fotógrafo e Colecionador/RJ

Joaquim Paiva

Colecionador de fotografia e fotógrafo. A coleção, iniciada em 1978, é composta por obras de fotógrafos brasileiros (2.300 imagens por 220 profissionais) e estrangeiros (460 fotografias de 140 fotógrafos) com ampla variedade de temas e técnicas, tendo sido exibida no Brasil e no exterior: Buenos Aires (1997), Houston Fotofest (1998), Lima (1999), Fondation Cartier (2001), Bienal Internacional de São Paulo (2002), Nice (2005) e no Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro (2006, 2008 e 2011).

Uma parte significativa da coleção foi doada ao MAM/Rio de Janeiro. Joaquim Paiva participa das Leituras de Portfólio de do FestFoto desde 2010, do FotoFest/Houston, Encuentros Abiertos (Buenos Aires), FotoRio e PhotoEspaña (Madrid). Participa do júri do concurso internacional Critical Mass de fotografia on-line organizada pela PhotoLucida (EUA), desde 2005. Realizou exposições do seu próprio trabalho em Brasília (2010) e parte deste trabalho foi exibido no IVAM/Valencia, Espanha, em 2011. Está interessado em ver portfolios com trabalhos experimentais e criativos, onde o fotógrafo mostre o compromisso com a qualidade, questões contemporâneas e seja inovador. Tem interesse na aquisição de trabalhos para sua coleção.

 

Sofia Fan
Produtora e pesquisadora de arte com atuação em projetos de mediação, formação e produção de exposições. É gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú.

Sofia Fan

Produtora e pesquisadora de arte – com atuação em projetos de mediação, formação e produção de exposições –, é gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú. Coordena a edição do Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo.

 

Eustáquio Neves

Fotógrafo e vídeo-artista autodidata.  Diamantina/MG

Eustáquio Neves

Fotógrafo e vídeoartista autodidata nascido em Juatuba Minas Gerais, Brasil, graduado em química em 1980. Vive atualmente em Diamantina/ MG, Brasil. A partir de 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias. Nos Últimos cinco anos tem pesquisado as mídias eletrônicas incluindo a
seqüência e o movimento. Entre outras linhas de interesse aborda temáticas relativas à identidade e a memória da cultura afrodescendente com trabalhos de corte social e crítico, que muita às vezes nos leva a diversos níveis de leituras. Seu trabalho vem sendo amplamente divulgado em várias mostras no Brasil, exterior e tem recebido prêmios e a consagração do público e da crítica.
 

Bernardo de Souza
Curador independente e Conselheiro da Associação Culrural DESPINA/RJ

Bernardo de Souza

É curador, professor e crítico de arte. Foi Diretor Artístico da Fundação Iberê Camargo de 2017 a 2018. Foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre entre os anos de 2005 e 2013 e integrou a equipe de curadoria da 9 Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013). Desde então, vem desenvolvendo projetos curatoriais para diversos espaços e instituições, dentre as quais vale destacar a exposição To See What Is Coming, no Largo das Artes (Rio de Janeiro, 2014); o 19 Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (São Paulo, 2015); a exposição A Mão Negativa, no Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015); exposição Através do Espelho, projeto especial  da ArtRio (Rio de Janeiro, 2015); a exposição Tudo o que É Sólido Desmancha no Ar, na Galeria Jaqueline Martins (São Paulo, 2015); o programa Crossings and Passages, na Goodman Gallery, (Cidade do Cabo, 2016); a exposição Vivemos na Melhor Cidade, no Átomos (Rio de Janeiro, 2016); e o programa Arte e Ativismo na América Latina - Prince Claus Fund/Dutch Ministry of Foreign Affairs, na Despina (Rio de Janeiro, 2016 e 2017).

 

Enrico Stefanelli
Fotógrafo, jornalista e curador. Fundador e diretor artístico do Photolux Festival, a bienal de fotografia em Lucca.

Enrico Stefanelli

Enrico Stefanelli é fotógrafo, jornalista, curador e professor de fotografia ministrando oficinas. Fundador e diretor artístico do Photolux Festival, a bienal de fotografia em Lucca. Foi curador de várias exposições e da exposição “Cadetes” de Paolo Verzone para “Les Rencontres de la Photographie” em Arles.
Nomeado especialista em avaliações de portfólio para Les Rencontres d'Arles, Festival Fotográfico de Santa Fé, Festival de Kaunas, Olhos em Andamento, Fotofestival, 16e Festival Internacional de Arte Fotográfica da China, Fotografia Europea, Festival de Fotografia Backlight, FotoFest - Houston, Auckland Festival de Fotografia, Festival de la Luz - Buenos Aires.
Júri do Festival de Kaunas, LensCulture, Bolsa da Fundação Manuel Rivera-Ortiz, Lugano Photo Days, Centro FOTODOC de Fotografia Documental no Centro Sakharov, Photolucida - Massa Crítica e do Gomma Grant.
É membro do comitê de nomeação para o Joop Swart Masterclass e "6 x 6" na Fundação World Press.
Está interessado em projetos de fotografia de longa duração, conceitual, arte e documentário que possam fazer parte do festival Photolux nas próximas edições.

 

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