Convocatória Residência Artística

*Inscrições prorrogadas até o dia 17/12 às 23:59.

A convocatória para Residência Artística FestFoto busca selecionar 4 fotógrafxs e/ou artistas visuais residentes no estado do Rio Grande do Sul para, com o acompanhamento de 4 tutorxs, realizar projetos fotográficos que dialoguem com o tema da edição 2019 do festival: Da Diáspora: Identidade, Hibridismo, Diferença.

Priorizando o processo de criação e a troca entre xs participantes, a residência pretende funcionar como um laboratório de experimentação das possibilidades da fotografia.

A residência é aberta para todos os tipos de expressão artística que utilizem direta ou indiretamente a fotografia como suporte.Os trabalhos produzidos durante a residência serão apresentados no 12º FestFotoPoa, que acontecerá de 27 de abril a 26 de maio de 2019 na Fundação Iberê Camargo.

Tutores

Leticia Lampert
Artista visual

Leticia Lampert

(Porto Alegre, 1978)

Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre a paisagem e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia (2009), Prêmio Aquisitivo no Salão Unama de Pequenos Formatos (2012), Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2013), III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea (2013), entre outros. Participou de residências artísticas no Brasil e no exterior sendo elas The Swatch Art Peace Hotel (Xangai - China), Residência FAAP e Hermes Artes Visuais (São Paulo - Brasil),  Kaaysá (Boiçucanga - Brasil) e Pier 2 (Kaohsiung - Taiwan). Desde 2016 tem ministrado oficinas sobre arte, fotografia e publicações independentes em diferentes cidades do Brasil. É representada pela galeria Mamute.

http://www.leticialampert.com.br/

Marco Antonio Filho
Fotógrafo e professor

Marco Antonio Filho

(Lajeado, 1984)

É fotógrafo, artista visual e professor. Possui mestrado em Poéticas Visuais pelo Instituto de Arte da UFRGS e graduação em Comunicação Social pela UNISINOS.

Em 2015 ganhou o VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Foi um dos ganhadores do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012 com o trabalho "Já não é mais verão", que resultou em sua primeira exposição individual, apresentada na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), no Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro) e no International Festival of Photography PhotoVisa (Krasnodar, Rússia).

Em parceria com o professor e crítico de arte Eduardo Veras, lançou a publicação "Viagem pela linha invisível", trabalho que foi exposto na Galeria Mascate (Porto Alegre), Casa das Onze Janelas (Belém) e Galeria Act’image (Bordeaux, França). Possui obras nas coleções do Museus de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Fundação Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre) e Acervo Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Belém).

Participa regularmente de exposições coletivas no Brasil e Europa.

https://cargocollective.com/marcoaf

Maria Helena Bernardes
Artista visual e professora

Maria Helena Bernardes

(Porto Alegre, 1966)

É artista e professora. Coautora do Projeto Areal e criadora do "Observatório de Sensibilidades do Morro da Borússia". Seus livros, ensaios e crônicas giram em torno de experiências artísticas, narrativas orais, reflexões sobre a arte e aventuras compartilhadas com outros artistas. Entre as publicações constam "Vaga em Campo de Rejeito", "Histórias de Península e Praia Grande/Arranco", "Dilúvio", "Ensaio", "A estrada que não Sabe de Nada", "Em Torno de Nadja", "Pequenas Crônicas à Distância e Daqui Mesmo" e "A Praia".

Tiago Coelho
Fotógrafo e professor 

Tiago Coelho

(Santo Antônio da Patrulha, Brasil, 1985)

É graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS e master em fotografia documental pela EFTI – Centro Internacional de Fotografía y Cine (Madrid). Atua como fotógrafo freelancer e professor no curso de Graduação Tecnológica em Fotografia da UNISINOS.

Foi Menção Honrosa no POY LATAM 2017 (Pictures of the Year) e no FINI 2017 (Festival Internacional de la Imagen). Indicado para o Infinity Awards 2017 (ICP, NY).

Em 2016 ficou em  2º lugar no Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2015, São Paulo; 2º lugar no FINI, Hidalgo, México, 2016; selecionado para o Caminos Conjuntos do MUFF – Festival de Fotografia. Montevideo, Uruguay.

Em 2015 Participou da Biennale Photoquai 2015 (Paris, França); foi selecionado para o World Press Photo Masterclass Latinoamerica 2015 (México) e indicado para o Foam Paul Huf Award 2013 (Holanda). Indicado para o Infinity Awards 2016 (categoria emerging photographer), do ICP, Nova Iorque, 2017.

Entre suas principais exposições individuais estão "The Marketing" (Lianzhou Foto Festival, China); "La Voz de la Ropa" (Centro de Fotografía de Montevideo, Uruguay); "The Voice of Clothing" (PhotoVisa Festival, Rússia); "Dona Ana" (Museo de Bellas Artes de Tandil, Argentina e Santander Cultural, FestFotoPoa, Porto Alegre); "É Tudo Teatro" (Galeria Mascate, Porto Alegre).

Participou de exposições coletivas no Brasil, Argentina, Uruguai, Rússia, Portugal, Espanha e Suíça. Está nas coleções: Joaquim Paiva, Pirelli/MASP,  MACRS and EFTI e coleções particulares.

tiagocoelho.com.br

Formulário de Inscrição

Fechar Menu