Convocatória FestFoto 2020

Emergências do Sul Global

As  Inscrições começam dia 1 de dezembro de 2019.

Com o título “Emergências do Sul Global”, a 13a edição do FestFoto propõe uma programação centrada na reflexão visual contemporânea sobre os processos que, ao longo da história, limitaram a visibilidade e o exercício de cidadania e sobre a emergência de movimentos que reivindicam a abertura de novas possibilidades para construção e exercício de direitos sociais, econômicos, ambientais e culturais. A Convocatória é aberta a todos os fotógrafos e fotógrafas de todas as partes do mundo. Serão selecionados 20 finalistas dos quais será definido um vencedor que receberá como prêmio, uma exposição individual em uma das salas destinadas ao FestFoto 2020 na Fundação Ibere Camargo. Os 10 primeiros colocados terão seus trabalhos publicados e resenhados no Blog do FestFoto ao longo de 2020. Durante o processo de seleção também estaremos exibindo em nosso site, uma galeria com trabalhos inscritos que chamaram a atenção do nosso júri.
A Convocatória FestFoto 2020 mantém a parceria com a plataforma LensCulture, um dos maiores destinos on-line do mundo para a descoberta e difusão de fotografia contemporânea com uma audiência global de mais de 2 milhões pessoas. Você está convidado a usar a plataforma LensCulture para fazer sua inscrição na Convocatória FestFoto 2020.
A data limite é 31 de janeiro de 2020 e serão aceitas inscrições em duas categorias: Multimídia/Narrativas Visuais em vídeo (com trabalhos de até 3 minutos) e Portfolio com até 20 imagens. A taxa de inscrição é de R$ 90,00. Os trabalhos selecionados serão exibidos durante o FestFoto, de 27 a 31 de março de 2020.

EM BREVE O JÚRI SERÁ ANUNCIADO

Daniel Sosa – Uruguai
Diretor do CDF
Centro de Fotografia de
Montevideo

Daniel Sosa Debenedetti

Uruguaio nascido em 1971, o fotógrafo Daniel Sosa foi um dos criadores do Centro de Fotografia, em Montevidéu, onde ele atua como diretor desde 2002. Instituição dedicada à difusão da fotografia na América Latina, o centro mantém uma coleção de mais de 100.000 fotografias históricas do período entre 1840 e 1990, e mais de 30.000 imagens contemporâneas a partir de 1990 até os dias atuais.
 
Um dos editores da revista Sueños de la Razão, coordena permanentemente seis salas de exposições onde trabalha com fotógrafos contemporâneos do Uruguai e outros países estão expostos. Também produz um programa semanal de televisão, f/22, dedicado à reflexão e à promoção da fotografia.
 
A CdF organiza o Festival Internacional de Fotografia "MUFF" em um período de três anos, do qual Daniel Sosa é o diretor.

Sinara Sandri – Brasil
Coordenadora FestFoto
Diretora da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio.

Sinara Sandri

Jornalista, especialista em História (UFF), mestre em História (UFRGS), doutoranda em Comunicação e Informação (UFRGS). Co-Fundadora e coordenadora do FestFoto, coordenou a equipe da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto de 2015 a 2017. Coordenou a equipe que elaborou o projeto do Centro Cultural Palacinho - Fototeca do Rio Grande do Sul. Tem pesquisa pesquisa relacionada a fotografia e reforma urbana, com estudo de caso sobre a obra do fotógrafo italiano Virgílio Calegari. É colaboradora da OF Magazine, revista online do FestFoto. Interessada em temas como paisagens urbanas, meio-ambiente e fotojornalismo.

Gwen Lee – Singapura
Diretora do Festival Internacional de Fotografia de
Singapura

Gwen Lee

Desde 2008, Gwen é curadora e organizou inúmeras exposições de fotografia em Cingapura e no exterior. Em 2014, foi curadora do Flux: Contemporary Photography da China no Art Science Museum. Em 2016, organizou uma exposição especial de álbuns de fotografias com Steidl no DECK e uma exposição individual de Daido Moriyama no DECK. Dá palestras regularmente sobre desenvolvimento profissional para fotógrafos e participa como júri e revisor de portfólio na Ásia e na Europa.

Irina Chmyreva – Rússia
Co-fundadora e diretora de arte do Festival Internacional de Fotografia PhotoVisa na região de Krasnodar, Rússia.

Irina Chmyreva

Desde 2008, é co-fundadora e diretora de arte do Festival Internacional de Fotografia PhotoVisa na região de Krasnodar, Rússia (www.photovisa.ru). Em 2019, recebeu o Curator Excellence Award do festival internacional de fotografia Pingyao, na China.
É autora de capítulos russos em três volumes (1900-1939; 1940-1969 e 1970-2000) da História da Fotografia Europeia do século XX. É autora e co-autora de vários livros sobre história da fotografia russa; seu último livro Coleção de ensaios sobre história da fotografia russa foi publicado em 2016.

Patricia Veloso – Brasil
Diretora da Galeria Imagem Brasil. Criadora dos festivais de fotografia Encontros de Agosto e VerboVer, em Fortaleza.

Patricia Veloso

Atua no segmento da Fotografia, desde 1985, como produtora cultural, curadora e editora. Fundou e administra as empresas Terra da Luz Editorial e Imagem Brasil Galeria e Banco de Imagens.

Foi idealizadora e diretora do Festival Encontros de Agosto, iniciativa realizada em Fortaleza/CE de 2011 a 2017, tendo como principal objetivo promover a fotografia cearense e o intercâmbio com a produção contemporânea brasileira e internacional.

Em 2018, dá continuidade a este programa com nova proposta, o Verbo Ver Festival de Fotografia, ampliando parcerias e intensificando ações de circulação e formação. Participou de comissões de seleção em Festivais nacionais e internacionais.

Jim Casper – Holanda
Editor Chefe do
LensCulture

 

Jim Casper

Jim Casper é editor-chefe e co-fundador da LensCulture, um dos destinos online líderes em difusão de fotografia contemporânea de todo o mundo. Como membro ativo do mundo fotografia contemporânea, Casper organiza eventos anuais internacionais de fotografia, viaja pelo mundo para se encontrar com fotógrafos e rever suas carteiras, curadoria exposições de arte, escreve sobre a fotografia e cultura, palestras, realiza workshops, serve como um jurado internacional e nominator para prêmios principais, e é um assessor de artes e organizações de educação. Ele faz parte do conselho de administração da SPE, a Sociedade para a Educação Fotográfica, a maior associação do mundo de educadores fotografia.
Fechar Menu