11o  Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre

8 a 12 de maio de 2018

O FestFoto 2018 abre a sua convocatória para a seleção de trabalhos que serão exibidos na programação de projeções Fotograma Livre 2018. A Convocatória é aberta a todos os fotógrafos e fotógrafas de todas as partes do mundo. Com o tema "Gêneros em Trânsito: Fotografia de Fronteira" como parte da 11a edição do FestFoto que debate gêneros de fotografia e fotografia de gêneros entendendo-se o tema por um vasto repertório de pensamentos, impulsos e ações do ser humano nos campos social, político e cultural com a fotografia unindo fronteiras de linguagens. Serão selecionados 20 finalistas dos quais será definido um vencedor que receberá como prêmio, passagens e hospedagens para participar do festival e um Passaporte Livre para participar da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio 2018. Além do prêmio de participação no festival, o vencedor ao lado do segundo e terceiro colocados estarão automaticamente convidados a exibir seus trabalhos na edição 2019. Os 10 primeiros colocados terão seus trabalhos publicados na OF Magazine, revista online do FestFoto. Durante o processo de seleção também estaremos exibindo em nosso site, uma galeria com trabalhos inscritos que chamaram a atenção do nosso júri. A Convocatória FestFoto 2018 mantem a parceria com LensCulture, um dos maiores destinos on-line do mundo para a descoberta e difusão de fotografia contemporânea com uma audiência global de mais de 2 milhões pessoas. Você está convidado a usar a plataforma LensCulture para fazer sua inscrição na Convocatória FestFoto 2018. A data limite é 25 de fevereiro de 2018 e serão aceitas inscrições em duas categorias: Multimídia/Narrativas Visuais em vídeo (com trabalhos de até 4 minutos) e Portfolio com até 20 imagens. A taxa de inscrição é de R$ 95,00 - equivalente a U$ 30,00. Os trabalhos selecionados serão exibidos durante o FestFoto, de 8 a 12 de maio de 2018.

Convocatória FestFoto 2018

Prêmios

PRÊMIOS

INSCREVA-SE

JÚRI

O Sistema de inscrição está hospedado no LensCulture. Os participantes serão convidados a criar uma conta gratuita antes de poder se inscrever.

REGULAMENTO

Júri Internacional

Daniel Sosa - Uruguai

Diretor do CDF - Centro de Fotografia de Montevideo

Coordenadora FestFoto

Diretora da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio FestFoto.

Steven Evans

Estados Unidos

Diretor do FotoFest

Houston

Marcia Mello (RJ) é bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia.

Alasdair Foster

Sidney - Austrália

Curador internacional com atuação em Londres, Barcelona, Seul, Tailandia

Jim Casper - Amsterdan

Holanda

Editor Chefe do

LensCulture

Elda Harrington - Argentina

Fundadora e Diretora dos Encuentros Abiertos de Buenos Aires - Festival de La Luz

Michael Itkoff (Estados Unidos) é artista e co-fundador de Fabl e Daylight Books, uma organização sem fins lucrativos dedicada a publicar livros de arte e fotografia.

Visibilidade

Ao longo dos últimos dez anos o FestFoto investiu em duas frentes de fomento e consolidação para a fotografia brasileira contemporânea: a criação de uma plataforma para o debate de idéias e a busca pela ampliação dos espaços de visibilidade dos fotógrafos brasileiros. Essa busca se deu através de duas ações concretas e simultâneas: A Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio, trazendo a Porto Alegre um variado painel de experts do campo da fotografia e da arte contemporânea que selecionam fotógrafos brasileiros através de prêmios para os principais festivais de fotografia do mundo. Em especial o FestFoto firmou parceria com os festivais de Buenos Aires/Encuentros Abiertos, Montevideo/CDF e Houston/FotoFest. As convocatórias FestFoto, que desde 2010 se tornaram internacionais também se firmaram como um dos principais instrumentos de difusão da fotografia brasileira e  em 2015 o FestFoto firmou parceria com a plataforma LensCulture, o que ampliou essa visibilidade. Agora em 2018 a parceria com o LensCulture vai nos permitir ampliar ainda mais essa difusão e ampliar o caráter internacional da programação de projeções do festival.

Financiamento

Apoios Internacionais

Patrocínio

Apoio

Produção

Apoio Editorial

Realização