A retrospectiva da fotógrafa belga, Martine Franck, inaugurou o novo espaço da Fundação Cartier-Bresson no Le Marais, em Paris. Com curadoria de Agnès Sire, cofundadora e diretora artística da Fundação, a mostra reúne fotografias, livros e documentos e está aberta à visitação pública até 10 de fevereiro de 2019. A mostra é considerada pelos organizadores como a primeira retrospectiva completa da fotógrafa belga que nasceu em 1936 e trabalhou por mais de 50 anos na fotografia. Poliglota, historiadora da arte e especialista em escultura, Martine encontrou…Continue a ler “Martine Franck, fotógrafa”

A série do fotógrafo goiano, Bruno Bernardi, retrata o desastre ambiental de Mariana (MG). O prêmio, oferecido aos participantes da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto 2018, é resultado da parceria entre o Festival e o Museu da Fotografia de Fortaleza (CE) e garante a compra de um conjunto de imagens pela instituição. Além de um importante estímulo à produção fotográfica, um prêmio de aquisição significa a incorporação de uma temática ao inventário de imagens que comporão a visualidade do Brasil contemporâneo. Neste…Continue a ler “Paisagem Movediça recebe prêmio FestFoto – Museu da Fotografia (CE)”

O Festival Photolux (Lucca/Itália) está com um concurso aberto para fotolivros. O deadline para envio de propostas é 31 de março de 2019. Podem participar autores individuais ou coletivos, profisisonais ou não. O prêmio é uma parceria do Photolux, ceiba editions, Grafiche dell’Artiere, com o apoio do Miami Photo Fest e a revista eletrônica EyesOpen!, voltado para projetos editoriais ainda não publicados. O vencedor será impresso pela ceiba editions. As inscrições são gratuitas e abertas a produtores individuais ou coletivos de todo o mundo. Para…Continue a ler “PhotoBoox Award 2019 – Prêmio para fotolivro na Itália”

O fotógrafo uruguaio Roberto Fernandez Ibañez está expondo no Art Museum of the Americas (AMA), em Washington (DC). A mostra reúne quatro séries de trabalhos que tratam sobre o impacto ambiental das atividades humanas:  Earthy Resilience, Melting Point, The Hand e Rara Avis. Tivemos oportunidade de conhecer parte do trabalho em Porto Alegre, quando Ibañez apresentou seu portfólio durante as leituras do FestFoto em 2017. Entre os revisores convidados, estava Fábian Borrega, diretor do AMA e curador da exposição que fica na instituição até 8…Continue a ler “Fotografia Latinoamericana em Washington”